Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

A concentração de estudos é dada por uma disciplina eletiva / optativa escolhida na área em que o estudante desenvolverá sua dissertação, além da própria dissertação. São as seguintes as áreas de concentração e respectivas linhas de pesquisa do PPGEST:

Área de concentração I: Teoria e análise de Relações Internacionais e de Segurança Internacional

Ementa da área: Relações Internacionais: as teorias modernas e contemporâneas. Estudos Estratégicos no mundo moderno e contemporâneo. As condições da guerra e da paz. O papel das Forças Armadas em tempo de paz e nas situações de conflito. Relações Internacionais e os Estudos Estratégicos: convergências e divergências. Estratégia de Estado: Defesa e Segurança.

Linha Temática de Pesquisa I: O pensamento sul-americano a respeito da Defesa e da Segurança.

Disciplinas Optativas:

A) Defesa Nacional
B) Economia Política dos Estudos Estratégicos
C) Estudos Estratégicos no Mundo Contemporâneo
D) Instituições e Organizações Militares
E) Geopolítica
F) Defesa e Segurança: América Latina
G) Defesa e Segurança: Brasil
H) Sistema de Segurança Internacional
I) Tópicos Especiais em Estudos Estratégicos I

_________________________________________________

Área de concentração II: Defesa Nacional e Poder Político.

Ementa da área: Gastos públicos e democracia; a relação entre capital e poder político; a relação entre indústria de defesa e poder político; conceitos fundamentais sobre o papel histórico da indústria de defesa; conceitos fundamentais sobre o poder político; o impacto do fim da Guerra Fria na indústria de defesa; indústria de defesa nos países de capitalismo avançado no pós-Guerra Fria; indústria de defesa em países em vias de desenvolvimento no pós-Guerra Fria; a indústria de defesa no Brasil; Sociologia e Política das Forças Armadas; a economia de defesa.

Linha Temática de Pesquisa II: Políticas Públicas de Defesa Nacional e Indústria de Defesa no Período Republicano

Disciplinas Optativas:

A) Análise de Políticas Públicas em Defesa Nacional
B) Aquisição de Sistemas de Defesa
C) CT&I para Defesa
D) Cultura, Mídia, Defesa Nacional e poder político.
E) Forças Armadas e Defesa Nacional.
F) Indústria de Defesa
G) Economia da Defesa