Biblioteca

A Biblioteca Central que serve ao Mestrado do PPGEST foi o último prédio a ser construído no campus do Gragoatá. Beneficia-se dos mais modernos equipamentos, tais como recursos para o adequado controle climático do acervo e eficiente sistema informatizado que a liga online a outros acervos, tais como a Rede Rio (FAPERJ), o COMUT, PROQUEST, EBSCO, UNCOVER, (ERIC). Além disso, está também conectada aos principais centros de documentação no Brasil e no exterior.

Seu acervo é constituído por mais de 500 mil títulos, abrangendo todas as áreas de conhecimento que se localizam no campus: Letras/Literaturas, Filosofia, Ciências Sociais (Ciência Política, Antropologia, Sociologia), História, Pedagogia, Educação, Psicologia e Serviço Social. 

Nos seus recintos configuram-se espaços especiais para abrigar material bibliográfico de todas as pós-graduações que desenvolvem seus trabalhos no campus.

Nessas áreas há constante atualização do material disponível, já que os Programas de Pós-Graduações recebem dotações das agências de fomento nacionais e internacionais, tanto no âmbito da esfera pública quanto da privada. Recursos obtidos através do financiamento, dos projetos de pesquisas das pós-graduações são, também, regularmente aplicados na atualização do catálogo da biblioteca. 

O PPGEST, em conjunto com os programas de Antropologia e História, dispõe de local próprio e relativamente autônomo nas dependências da Biblioteca Central.

A associação entre as áreas permite maior racionalidade na aquisição de novos títulos. As instalações dos programas de pós-graduação dispõem de mesa de reunião com dez lugares, quatro mesas internas com capacidade para 15 alunos, um anexo com três mesas com espaço de leitura para também 15 alunos, três linhas diretas de telefone, podendo utilizar os demais recursos da Biblioteca Central do Gragoatá.

Todo o acervo da Biblioteca está informatizado e dispõe de computadores conectados à Internet e à rede UFF. Dispõe de pessoal suficiente para atender suas necessidades, acrescido de bolsistas de apoio técnico vinculados aos diversos projetos de pesquisa.

Um serviço especializado de divulgação, publicado quinzenalmente na forma de um boletim denominado "Papeleira", garante aos seus freqüentadores uma constante atualização do acervo disponível.

Editor-Chefe: Prof.Eurico de Lima Figueiredo
Editor-Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copyright © 2012 Portal do INEST.
Todos os direitos reservados.Site elaborado pela equipe WebPortais/NTI e INEST