PROJETO REDE BRASIL DE DEFESA

Em agosto de 2005 a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em parceria com o Ministério da Defesa, tornou público o Edital Pró- Defesa nº 01/2005.

Tal Edital conclamava as Instituições de Ensino Superior – IES e demais instituições - a apresentarem projetos de implantação de redes de cooperação acadêmica no País na área de Defesa Nacional, com vistas ao estabelecimento de convênio de fomento no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional – PRÓ-DEFESA.

O Edital do Pró-Defesa propunha como objetivo geral a formação de recursos humanos pós-graduados em defesa nacional, tendo em vista a produção de pesquisas científicas nesse campo do saber.

A UFF, como instituição líder, foi representada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e pelo Núcleo de Estudos Estratégicos concorreu com O Projeto Rede Brasil de Defesa (PRBD).

Como instituições associadas ao Projeto, entraram as três instituições de altos estudos, a Escola de Guerra Naval (EGN), a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e a Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR/) da Universidade da Força Aérea. O PRBD foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2005, tendo sido dois seus principais objetivos:

Primeiro: ampliação e fortalecimento da área de estudos estratégicos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF).

Segundo: criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança (PPGEST) com a cooperação de instituições militares de altos estudos.

Por um lado, a associação estabeleceu, como instituição líder, a Universidade Federal Fluminense, através de duas de suas unidades, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e o Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST/UFF).

Por outro, como instituições associadas, a Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica, (ECEMAR/), principal unidade da Universidade da Força Aérea UNIFA, a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e a Escola de Guerra Naval (EGN).

Colocando logo em prática as etapas previstas no Projeto Rede Brasil de Defesa, o Departamento de Ciência Política (DCP) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) propuseram o obtiveram, junto ao Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (CEP / UFF), em 29 de março de 2006, a criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos em Defesa Nacional e Segurança.

Entendeu o CEP/UFF que seria condição necessária a prévia aprovação do novo Programa a fim de que ele, nos termos do Edital Pró-Defesa, pudesse ser remetido à CAPES, visando o seu devido credenciamento. Após o atendimento das devidas exigências, ele foi deferido pela agência em dezembro de 2007 que autorizou o funcionamento de seu Curso de Mestrado.