Sistema de Seleção e Admissão

Anualmente o colegiado do Programa de Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (PPGEST) designa Comissão de Seleção formada por cinco de seus docentes, sendo três titulares e dois suplentes.

O exame de admissão consta de prova escrita, entrevista e prova de inglês. Exige-se, também, no ato de inscrição, que o candidato anexe aos documentos requeridos carta de intenção dirigida ao Presidente da Banca. Nessa carta ele deve esclarecer, entre outros aspectos, as razões que o levaram a escolher o Mestrado para o qual se candidata. 

Podem candidatar-se bacharéis ou licenciados em áreas afins aos Estudos Estratégicos, tais como Relações Internacionais, Ciências Sociais, História, Economia, Direito, entre outras a critério da Banca.

Desde que sem vínculo empregatício e / ou outras fontes de renda, o PPGEST dispõe de bolsas de Mestrado para os candidatos aprovados, mas não obrigatoriamente para todos.

As bolsas serão alocadas tendo em vista ordem de classificação no exame de seleção. Os estudantes estrangeiros podem se candidatar à bolsa de estudos do Programa PEC-PG da Capes (http://www.capes.gov.br) junto à embaixada brasileira em seus países.

Não serão aceitos candidatos cujos interesses acadêmicos não coincidam com as linhas de pesquisas oferecidas pelos professores do Programa.

Os cursos do Programa de Pós-Graduação na UFF presumem dedicação de seus alunos em regime de tempo integral.

Editor-Chefe: Prof.Eurico de Lima Figueiredo
Editor-Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copyright © 2012 Portal do INEST.
Todos os direitos reservados.Site elaborado pela equipe WebPortais/NTI e INEST