Instituto de Estudos Estratégicos (INEST)

Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST)

Venha pesquisar Estudos Estratégicos

O PPGEST oferece cursos de mestrado e doutorado em Estudos Estratégicos através de três linhas de pesquisa: “Segurança Internacional e Políticas de Defesa”, “Políticas Públicas e Indústria de Defesa” e “Política Externa e de Defesa”. O ingresso ocorre a partir de processos seletivos específicos e anuais.

Conheça nossas dissertações

Desde 2008, o PPGEST já formou mais de uma centena de Mestres em Estudos Estratégicos. Conheça a produção científica de nossos discentes e explore os Estudos Estratégicos.

O que são os Estudos Estratégicos

Problematizam a realidade política, econômica e social, abrangendo Segurança Internacional e Estudos de Defesa/Estudos Militares, incluindo, assim, análises que vão das correlações de força entre os Estados no plano internacional à formulação de políticas de Estado voltadas à proteção dos interesses nacionais.

Conheça a UFF

Criada em 1960, a UFF está entre as maiores universidades federais do Brasil. Em 2010, foi criado o Instituto de Estudos Estratégicos, que abriga o PPGEST. Estamos abertos para discentes de mestrado e doutorado e pesquisadores de pós-doutoramento, além de professores visitantes.

Apresentação
O Curso de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) existe desde 2008 e oferece formação em nível de Mestrado e Doutorado. Este é o primeiro curso no Brasil na área e seus docentes, pesquisadores e laboratórios se destacam nacional e internacionalmente com pesquisas de ponta.

Suas investigações se inserem na área de concentração dos Estudos Estratégicos, propondo a problematização da realidade política, econômica e social que se conforma na intersecção entre os estudos de Segurança Internacional e Estudos de Defesa/Estudos Militares, incluindo, assim, análises que vão das correlações de força entre os Estados no plano internacional à formulação de políticas de Estado voltadas à proteção dos interesses nacionais, como as diretrizes de Política Externa e as Políticas Nacionais de Defesa. Desse modo, o campo dos Estudos Estratégicos exige o olhar atento, simultaneamente, à dinâmica internacional e aos contextos nacionais no campo da segurança e defesa.

As atividades no PPGEST estão reunidas em três linhas de pesquisa, “Segurança Internacional e Políticas de Defesa”, “Políticas Públicas e Indústria de Defesa” e “Política Externa e de Defesa”. Cada uma dessas linhas abriga laboratórios, núcleos e grupos de pesquisa próprios.

Os processos seletivos ocorrem anualmente para a formação das turmas de Mestrado e Doutorado e estes cursos possuem 24 e 48 meses de duração, respectivamente. A cada ano há um número específico de bolsas CAPES para ingressantes e é exigida, a todos discentes, dedicação exclusiva à pesquisa.

Concluintes dos cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos Estratégicos se inserem nas distintas esferas governamentais, nas empresas, no terceiro setor e na academia como profissionais, pesquisadores e consultores em temas afeitos aos Estudos Estratégicos, à Defesa, à Segurança Internacional e às Relações Internacionais.

Publicações

Processo
Seletivo

Eventos

Translate »
Skip to content