Instituto de Estudos Estratégicos (INEST)

Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST)

Venha pesquisar Estudos Estratégicos

O PPGEST oferece cursos de mestrado e doutorado em Estudos Estratégicos através de três linhas de pesquisa: “Segurança Internacional e Políticas de Defesa”, “Políticas Públicas e Indústria de Defesa” e “Política Externa e de Defesa”. O ingresso ocorre a partir de processos seletivos específicos e anuais.

Conheça nossas dissertações

Desde 2008, o PPGEST já formou mais de uma centena de Mestres em Estudos Estratégicos. Conheça a produção científica de nossos discentes e explore os Estudos Estratégicos.

O que são os Estudos Estratégicos

Problematizam a realidade política, econômica e social, abrangendo Segurança Internacional e Estudos de Defesa/Estudos Militares, incluindo, assim, análises que vão das correlações de força entre os Estados no plano internacional à formulação de políticas de Estado voltadas à proteção dos interesses nacionais.

Conheça a UFF

Criada em 1960, a UFF está entre as maiores universidades federais do Brasil. Em 2010, foi criado o Instituto de Estudos Estratégicos, que abriga o PPGEST. Estamos abertos para discentes de mestrado e doutorado e pesquisadores de pós-doutoramento, além de professores visitantes.

Núcleos e Laboratórios

Defesa, Políticas Públicas e Ciência & Tecnologia

Coordenação: Luiz Pedone e Marcio Rocha

Análise e avaliação das políticas e programas e dos instrumentos de gestão
em C&T aplicada ao setor de defesa. Produzir e sistematizar dados e
informações, construídos a partir de reflexões sobre problemas e potenciais
questões de desenvolvimento de C&T e desenvolvimento da indústria de
defesa. Este Grupo de Pesquisa e sua Linha de Pesquisa tem como objetivo
produzir estudos e análises sistemáticas (policy papers) para o planejamento
de programas de defesa e cooperação internacional, por meio da avaliação da
C&T envolvida.

website: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/495458

Laboratório de Estudos sobre a Política Externa Brasileira – LEPEB/UFF

Coordenação: Adriano de Freixo

Laboratório de Estudos sobre Política Externa Brasileira/ LEPEB-UFF foi criado em 2010, no âmbito do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, reunindo pesquisadores da UFF e de outras instituições – professores e alunos de graduação e pós-graduação – que desenvolvem pesquisas sobre a inserção internacional do Brasil e sobre a evolução histórica da política externa brasileira. Em 2011, com a criação do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST), o LEPEB vinculou-se a esta nova unidade acadêmica da UFF.

Articuladas em torno de três Linhas de Pesquisa – “Cultura, Ideologias e Política Externa”, “Política Externa do Brasil Republicano” e “Política Externa, Defesa Nacional, Forças Armadas e Segurança Internacional” -, as investigações realizadas pelo Laboratório objetivam possibilitar a sistematização e a veiculação de informações para os estudiosos e interessados na análise da política externa brasileira, através da criação de uma base de dados de uso irrestrito e acesso livre. O LEPEB/UFF também realiza periodicamente eventos acadêmicos sobre temas vinculados ao seu campo de pesquisas, além de editar publicações diversas sobre a política externa e as relações exteriores do Brasil.

website: http://www.lepeb.uff.br

Segurança e Defesa nas Américas (SeDeAMERICAS)

Coordenação: Thiago Moreira de Souza Rodrigues

Segurança e Defesa nas Américas (SeDeAMERICAS) é um grupo de pesquisa sobre temas de segurança e defesa nas Américas e Caribe que, desde uma perspectiva crítica e métodos inovadores, tem como objetivo analisar as políticas voltadas à segurança pública, segurança nacional e segurança hemisférica. Nossa perspectiva compreende que tais “ambientes de segurança” estão conectados por ações nos planos local e transterritorial de “agentes de violência” privados (legais e ilegais) e públicos (polícias e forças armadas). Seu objetivo é produzir textos acadêmicos, relatórios de conjuntura, artigos para a grande imprensa e intervenções nas mídias sociais com o intuito de chamar a atenção para o tema das “práticas de violência” e das “políticas de gestão da violência” no continente mais letal do mundo. Interessa-nos ser um hub de pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as sobre temáticas de segurança e defesa com a meta de interferir no debate público e colaborar para a efetiva mudança de práticas de violência enraizadas em nossas sociedades. SeDeAMERICAS é grupo cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq.

website: https://www.sedeamericas.com
Twitter: @DefenseAmericas
Instagram: @DefenseAmericas

Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana (LAHPIS)

Coordenação: Gabriel Passetti

O LAHPIS reúne pesquisadores e pesquisadoras da UFF e de outras universidades do Brasil e do exterior. Seu foco de atuação está na política internacional sul-americana no longo século XIX, entre as independências políticas e a Primeira Guerra Mundial, contando com a análise de fontes de origem diplomática e militar através de um recorte metodológico renovado, em diálogo com a História Intelectual, a História das Relações Internacionais e a História Militar. Suas pesquisas se dividem em três linhas: “O Império Brasileiro e sua diplomacia”, “Relações Internacionais no Cone Sul” e “Empresas, finanças e política na América do Sul”. O laboratório organiza eventos sobre seus focos de pesquisa e também já organizou a publicação de livros e dossiês em revistas acadêmicas especializadas.

website: www.lahpis.uff.br
Facebook: https://www.facebook.com/lahpis.uff
Instagram: https://www.instagram.com/lahpis.uff

Publicações

Processo
Seletivo

Corpo Docente

Translate »
Skip to content