Instituto de Estudos Estratégicos (INEST)

Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST)

Venha pesquisar Estudos Estratégicos

O PPGEST oferece cursos de mestrado e doutorado em Estudos Estratégicos através de três linhas de pesquisa: “Segurança Internacional e Políticas de Defesa”, “Políticas Públicas e Indústria de Defesa” e “Política Externa e de Defesa”. O ingresso ocorre a partir de processos seletivos específicos e anuais.

Conheça nossas dissertações

Desde 2008, o PPGEST já formou mais de uma centena de Mestres em Estudos Estratégicos. Conheça a produção científica de nossos discentes e explore os Estudos Estratégicos.

O que são os Estudos Estratégicos

Problematizam a realidade política, econômica e social, abrangendo Segurança Internacional e Estudos de Defesa/Estudos Militares, incluindo, assim, análises que vão das correlações de força entre os Estados no plano internacional à formulação de políticas de Estado voltadas à proteção dos interesses nacionais.

Conheça a UFF

Criada em 1960, a UFF está entre as maiores universidades federais do Brasil. Em 2010, foi criado o Instituto de Estudos Estratégicos, que abriga o PPGEST. Estamos abertos para discentes de mestrado e doutorado e pesquisadores de pós-doutoramento, além de professores visitantes.

Corpo Docente
Adriano de Freixo
Doutor em História Social (UFRJ), Mestre em História Política (UERJ) e Especialista em História das Relações Internacionais (UERJ). É coordenador do Laboratório de Estudos sobre a Política Externa Brasileira (LEPEB-UFF) e integrante do grupo de pesquisa Mídia e Opinião Pública nas Relações Internacionais (MOPRI-UEPB). Suas áreas de interesse são: Política Externa do Brasil Republicano; Velhas e Novas Direitas (Civis e Militares) no Brasil e na América Latina; Golpes, Neogolpes e Regimes Autoritários no Brasil e na América Latina; Estudos sobre Democracia, Processos de Desdemocratização e Pós-Democracia; Estudos sobre Nações e Nacionalismos nos séculos XX e XXI; Cultura, Mídia, Esportes e Relações Internacionais; Forças Armadas e Democracia.
adrianofreixo@id.uff.br
Currículo Lattes

 

André Luiz Varella Neves

É Doutor em Ciência Política (USP, 2010), Mestre em Ciências Sociais com ênfase em Relações Internacionais (PUC-SP, 2004), Bacharel em Relações Internacionais (UNESA, 1992). Bacharel em Ciências Náuticas pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (1982). Realizou o pós-doutoramento no ICHF-UFF (2012). É membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Atuou como pesquisador ad hoc do Núcleo de Estudos Propositivos (NEP) do Centro de Estudos Estratégicos – Estado Maior do Exército.Tem interesse nas seguintes áreas: Política Internacional Contemporânea; Estratégia e Política Externa dos Estados Unidos; Estudos sobre relações Estados Unidos-China, Estados Unidos-Rússia e Estados Unidos-Brasil; Teoria das Relações Internacionais; Pensadores da Geopolítica Clássica; Pensadores da Geopolítica do Brasil.

andrevarella@id.uff.br
Currículo Lattes

 

Eurico de Lima Figueiredo

Professor Emérito. Professor Titular de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais. Diretor do INEST/UFF. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED). Sócio Emérito da ABED. Interesses: Teoria dos Estudos Estratégicos, Indústria de Defesa, Relações Forças Armadas e Sociedade. Soberania e Defesa. Geopolítica da Defesa. Atlântico Sul.

euricofigueiredo@id.uff.br

Currículo Lattes

 

Gabriel Passetti

Professor de História das Relações Internacionais. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Graduado (2002), mestre (2005) e doutor (2010) em História Social pela USP. Nesta mesma instituição, realizou pesquisa em nível de pós-doutorado (2012-2013). É integrante da atual gestão da Diretoria da ANPHLAC (Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas) e participa do Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA-USP) e do Laboratório de Estudos da Política Externa Brasileira (LEPEB-UFF). Tem experiência na área de História das Relações Internacionais, com ênfase em História Contemporânea e História das Américas. Sua atual pesquisa é sobre a Política Externa Brasileira entre o fim da Guerra do Paraguai e a queda do Império (1870-1889). Atua principalmente nos seguintes temas: relações internacionais nas e das Américas; estratégias de expansão e legitimação das conquistas territoriais no século XIX; análise de relatos de viajantes.

gabrielpassetti@id.uff.br

Currículo Lattes

 

Jorge Calvario dos Santos
Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Informática pela UFRJ. Coronel Aviador da Reserva da Aeronáutica. Pertence ao quadro permanente da Escola Superior de Guerra. Desenvolve seus estudos e pesquisa atualmente nas áreas de globalização, interferência cultural, neoliberalismo, ciência, tecnologia e poder político.
jorgecals@terra.com.br
Currículo Lattes
Luiz Pedone

Professor Associado do INEST-UFF desde 2009. PhD em Ciência Política (University of Massachussetts Amherst (1989). Engenheiro de Produção, titulado pelo Georgia Institute of Technology (1972), revalidado pela Escola Politécnica/UFRJ (1976, 2006). Mestre em Administração Pública (UnB, 1978). Foi professor da UnB entre 1976 e 2003. É pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos Avançados do INEST-UFF, desde 2006. Coordenador do Laboratório Defesa & Política[s] – Colíder do Grupo de Pesquisa Defesa, Políticas Públicas e Ciência & Tecnologia. Estágio Sênior de Pesquisa nas Uppsala University, Stockholm University e Swedish Defence University. No momento, concentra seus estudos e pesquisas em análise e avaliação de políticas públicas e programas militares de defesa e de ciência e tecnologia para a defesa, e em energia como fator geopolítico e estratégico da defesa e segurança.

luizpedone@id.uff.br

Currículo Lattes

 

Marcio Rocha

Doutor em Ciência Política pela UFF. Mestre em Ciências Aeroespaciais pela UNIFA. Graduado em Economia pela UFRN. Graduado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA) no período de 2004 a 2011. Coordenador do Laboratório de Pesquisa “Análise de Políticas de Defesa, Poder Político e Política Internacional”. Temas de pesquisa: Políticas Públicas de Defesa, Economia e Indústria de Defesa, Ciência & Tecnologia e Defesa, Segurança Internacional e Questão Cibernética.

marciorochamr@yahoo.com.br

Currículo Lattes

 

Renato Petrocchi

Graduado em História na PUC-Rio (1988). Realizou o mestrado em Relações Internacionais no IRI/PUC-Rio (1995) e o doutorado em História na UFF (2005). Atualmente, é professor adjunto de Política Externa e Relações Internacionais no INEST-UFF, conduzindo atividades de ensino e pesquisa tanto, na graduação de Relações Internacionais quanto, no PPGEST. Suas pesquisas se concentram na subárea da política externa brasileira em suas dimensões no âmbito da segurança internacional sob a perspectiva teórica da contraposição entre democracia e anarquiano arco temporal, do século XX à conjuntura contemporânea e, na delimitação espacial das relações interamericanas. Seus temas de atuação e interesse são também: história das relações internacionais, teoria da paz democrática, história do pensamento sobre a presença do Brasil no mundo, história da política externa brasileira e suas relações com os temas de segurança e defesa, processos de integração e regionalização do país na América do Sul.

rpetrocchi@id.uff.br

Currículo Lattes

 

Roberto Moll Neto

Doutor em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) (2015), mestre em História pelo PPGH-UFF (2010), graduado em História pela UFF (2007) e graduado em Relações Internacionais pela UNESA (2007). Tem interesse em História e Relações Internacionais dos Estados Unidos e da América Latina no século XX. Em especial: nas relações entre Estados Unidos e a América Central, o México e Cuba; nas experiências neoconservadoras e neoliberais nas Américas; e em teorias e métodos para aproximação entre História e Relações Internacionais.

robertomoll@id.uff.br

Currículo Lattes

 

Tadeu Morato Maciel

Pós-doutorando no PPGEST (bolsista PNPD/CAPES). Doutor em Ciências Humanas e Sociais (2018) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestre em Ciências Sociais – Relações Internacionais (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Relações Internacionais (2008) pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Vice-Coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq Organizações Internacionais e Temas Globais (OITEG/UFABC), Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política Externa Brasileira (LEPEB/UFF), Coordenador do laboratório de pesquisa Nexus: segurança e desenvolvimento na política global, vinculado ao (SEDEAMÉRICAS) e Pesquisador do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec/UNIFESP). Atua principalmente nos seguintes temas: Teorias de Relações Internacionais, Processos de Integração Regional na América Latina, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Segurança Internacional (com ênfase em Missões de Paz).

tadeumaciel@id.uff.br

Currículo Lattes

 

Thiago Moreira de Souza Rodrigues

Bacharel, mestre e doutor em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Estágio Doutoral no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É professor no Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na Graduação em Relações Internacionais do INEST/UFF e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST/INEST/UFF). É membro do conselho editorial dos periódicos Contexto Internacional (PUC-Rio, Brasil), International Political Sociology (ISA/Estados Unidos), Pensamiento Propio (CRIES, Argentina). Membro ativo das associações: Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), International Studies Association (ISA), Latin America Studies Association (LASA), Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED), Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e International Political Studies Association (IPSA). Coordenador do grupo de pesquisa “Segurança e Defesa nas Américas/SeDeAMERICAS” (INEST/UFF/CNPq). Temas de interesse: segurança internacional, estudos críticos de segurança, sociologia política internacional, narcotráfico, segurança pública e defesa nacional, relações civis-militares.

trodrigues@id.uff.br

Currículo Lattes

 

Vágner Camilo Alves
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (2005). É professor associado do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminens e (INEST/UFF). Leciona e pesquisa na área da Ciência Política, com ênfase nos Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, atuando principalmente no tema Política Externa e de Defesa do Brasil. É sócio titular do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (PPGEST) de 2009 a 2017.
vcamilo@id.uff.br
Currículo Lattes

 

Vitelio Marcos Brustolin
Pós-doutorado pela Harvard University, onde também é Research Scientist. Professor Adjunto do Instituto de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF); Fellow e Researcher PhD na Harvard Law School (Direito) e no Harvard Department of the History of Science (História da Ciência); Professor Adjunto da Columbia University, na School of International and Public Affairs. É Mestre e Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ, com estágio doutoral em Harvard). Possui formação em Ciências Jurídicas (Direito) e Ciências Sociais pela Universidade Regional Integrada – URI, bem como, titulação em Comunicação Social – Jornalismo, com o Registro Profissional: 10.229/RS. É Lemman Fellow. Atua, também, como consultor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para a Presidência do Brasil. Vinculado ao Laboratório Defesa e Politica[s] e ao Laboratório Indústria de Defesa e Poder Político (LINP). Suas áreas de atuação: 1. Políticas Públicas e Defesa Nacional; 2. Direito Internacional, ONU e Governança Global; 3. Complexo militar-industrial-acadêmico: relação entre governos, universidades e indústrias no processo de inovação e na geração de ciência e tecnologia de usos múltiplos; 4. Clausewitz e os Estudos Estratégicos: análise da guerra (incluindo guerra cibernética), guerrilha, terrorismo e outros fenômenos bélicos; 5. Orçamentos, despesas militares, produção/aquisição de tecnologias e acordos de offset no cenário geopolítico internacional.
viteliobrustolin@id.uff.br
Website
Currículo Lattes

 

Waldimir Pirró e Longo

É professor titular aposentado e emérito da Universidade Federal Fluminense. Oficial do Exército Brasileiro (Coronel) pela Academia Militar das Agulhas Negras (1955). Graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (1959). Mestre e Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais e Metalurgia Universidade da Flórida (1970), Estados Unidos. Livre Docência pela UFF (1976). É portador de inúmeras honrarias, dentre as quais a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Seus temas de interesse são educação, ciência e tecnologia aplicada à defesa, política e gestão em CT & I.

wlongo@hotmail.com

Currículo Lattes

 

Processo
Seletivo

Publicações

Eventos

Translate »
Skip to content