Instituto de Estudos Estratégicos (INEST)

Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST)

Venha pesquisar Estudos Estratégicos

O PPGEST oferece cursos de mestrado e doutorado em Estudos Estratégicos através de três linhas de pesquisa: “Segurança Internacional e Políticas de Defesa”, “Políticas Públicas e Indústria de Defesa” e “Política Externa e de Defesa”. O ingresso ocorre a partir de processos seletivos específicos e anuais.

Conheça nossas dissertações

Desde 2008, o PPGEST já formou mais de uma centena de Mestres em Estudos Estratégicos. Conheça a produção científica de nossos discentes e explore os Estudos Estratégicos.

O que são os Estudos Estratégicos

Problematizam a realidade política, econômica e social, abrangendo Segurança Internacional e Estudos de Defesa/Estudos Militares, incluindo, assim, análises que vão das correlações de força entre os Estados no plano internacional à formulação de políticas de Estado voltadas à proteção dos interesses nacionais.

Conheça a UFF

Criada em 1960, a UFF está entre as maiores universidades federais do Brasil. Em 2010, foi criado o Instituto de Estudos Estratégicos, que abriga o PPGEST. Estamos abertos para discentes de mestrado e doutorado e pesquisadores de pós-doutoramento, além de professores visitantes.

EBERI

O Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF) organiza a cada ano o Encontro Brasileiro de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (EBERI). O primeiro evento foi realizado entre os dias 24 e 27 de novembro de 2014. Desde então ele tem se repetido, sem interrupções, reunindo professores, pesquisadores e alunos de graduação e da pós-graduação da UFF, assim como de demais Universidades e IES, tanto civis como militares, do Brasil e mesmo do exterior.

O Encontro organiza-se na forma de Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalho, além de outras modalidades de participação acadêmica, tais como exibição de pôsteres, lançamentos de livros, minicursos, etc.

A cada ano os organizadores do EBERI elegem uma temática central que faz parte do Edital de Chamada. Há o objetivo de associar assuntos que aproximem as áreas de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais que, embora sendo tão próximas, guardam abordagens distintas, mas tantas vezes convergentes.

O EBERI propicia o fortalecimento dos vínculos acadêmicos entre professores e alunos, civis e militares. Enseja a troca de experiências e saberes. Incentiva o intercâmbio multinstitucional e a abertura de novas oportunidades profissionais.

Os trabalhos selecionados pelos organizadores de cada evento são publicados anualmente na forma de Anais em formato digital.

Corpo Docente

Processo
Seletivo

Publicações

Translate »
Skip to content