Instituto de Estudos Estratégicos (INEST)

Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST)

Venha pesquisar Estudos Estratégicos

O PPGEST oferece cursos de mestrado e doutorado em Estudos Estratégicos através de três linhas de pesquisa: “Segurança Internacional e Políticas de Defesa”, “Políticas Públicas e Indústria de Defesa” e “Política Externa e de Defesa”. O ingresso ocorre a partir de processos seletivos específicos e anuais.

Conheça nossas dissertações

Desde 2008, o PPGEST já formou mais de uma centena de Mestres em Estudos Estratégicos. Conheça a produção científica de nossos discentes e explore os Estudos Estratégicos.

O que são os Estudos Estratégicos

Problematizam a realidade política, econômica e social, abrangendo Segurança Internacional e Estudos de Defesa/Estudos Militares, incluindo, assim, análises que vão das correlações de força entre os Estados no plano internacional à formulação de políticas de Estado voltadas à proteção dos interesses nacionais.

Conheça a UFF

Criada em 1960, a UFF está entre as maiores universidades federais do Brasil. Em 2010, foi criado o Instituto de Estudos Estratégicos, que abriga o PPGEST. Estamos abertos para discentes de mestrado e doutorado e pesquisadores de pós-doutoramento, além de professores visitantes.

Histórico
O PPGEST resulta de duas iniciativas conjuntas da CAPES e do Ministério da Defesa. A primeira foi o lançamento do Programa Pró-Defesa em 2005; a segunda, a reedição do mesmo Programa em 2008. A UFF se apresentou nas duas chamadas e foi bem sucedida em ambas. O Projeto apresentado à CAPES pela UFF em 2005 foi intitulado Rede Brasil de Defesa. O de 2008 ganhou a denominação Sistema Brasileiro de Defesa e Segurança – SISDEBRAS.

O Projeto Rede Brasil de Defesa associou a UFF às três instituições de altos estudos militares das forças armadas: a Escola de Guerra Naval (EGN); a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME): e a Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica da Universidade da Força Aérea (ECEMAR / UNIFA). O Projeto Sistema Brasileiro de Defesa e Segurança – SISDEBRAS associou a UFF à Escola Superior de Guerra (ESG). Nos dois a UFF figurou como instituição líder.

A CAPES, em função do deferimento do Projeto Rede Brasil de Defesa, autorizou o funcionamento do Curso de Mestrado do PPGEST em dezembro de 2007, desmembrando-o do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP). Este foi o primeiro PPG na área de conhecimento em pauta em todo o Brasil. Os alunos em nível doutoral seguiram sua formação na área de Estudos Estratégicos do PPGCP. Na avaliação da Quadrienal 2013-2016, o Programa subiu de avaliação para nota 04, abrindo a possibilidade para a proposição de curso de Doutorado. A proposta foi submetida e aprovada, em 2018, com a primeira turma sendo montada no ano seguinte.

O PPGEST contou, para a sua constituição, com corpo docente composto por civis e militares que, com formação diferenciada, atenderam à variada gama de temas na área dos Estudos Estratégicos.

Desde sua criação, professores do PPGEST foram contemplados com pesquisas aprovadas em edital CAPES/Ministério da Defesa/Instituto Pandiá Calógeras e CAPES/Ministério da Defesa/PROCAD Defesa, além de Bolsa Produtividade Pesquisa CNPq e bolsas Faperj. A internacionalização das pesquisas se aprofundou, com intercâmbios com universidades dos EUA, América Latina e Europa.

Apesar de ser um Programa recente, vários egressos já foram premiados, pela ANPOCS e nos Concursos de Dissertações em Defesa Nacional do Ministério da Defesa.

Publicações

Processo
Seletivo

Eventos

Translate »
Skip to content