Apresentação

O Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) foi autorizado a funcionar pela CAPES em dezembro de 2007. Em março de 2008, visando iniciar as atividades do novo Mestrado imediatamente, a UFF permitiu que os alunos matriculados na área de estudos estratégicos do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) compusessem a primeira turma.

O Edital de Seleção de 2008 para a turma de 2009 foi o primeiro do novo Programa. O PPGEST já formou, até janeiro de 2015, 38 mestres.

O PPGEST resulta do Programa Pró-Defesa lançado pela CAPES em 2005. A UFF concorreu à chamada do referido Edital e obteve deferimento para o Projeto Rede Brasil de Defesa. Tal Projeto associou a UFF às instituições de altos estudos militares das três forças armadas.

Como instituição líder nos termos do Edital, a universidade fez-se representar pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e pelo Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST).

Como instituições associadas, os militares fizeram-se representar pela Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica da Universidade da Força Aérea (ECEMAR / UNIFA).

Projeto Rede Brasil de Defesa visava, primeiro, o fortalecimento e a ampliação da área de estudos estratégicos dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e, em seguida, a criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST).

A entrada em funcionamento do Curso de Mestrado do PPGEST demonstra que a CAPES reconheceu o êxito do Programa na Universidade Federal Fluminense.

 

 

Editor-Chefe: Prof.Eurico de Lima Figueiredo
Editor-Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copyright © 2012 Portal do INEST.
Todos os direitos reservados.Site elaborado pela equipe WebPortais/NTI e INEST