Instituto de Estudos Estratégicos (INEST)

Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST)

Venha pesquisar Estudos Estratégicos

O PPGEST oferece cursos de mestrado e doutorado em Estudos Estratégicos através de três linhas de pesquisa: “Segurança Internacional e Políticas de Defesa”, “Políticas Públicas e Indústria de Defesa” e “Política Externa e de Defesa”. O ingresso ocorre a partir de processos seletivos específicos e anuais.

Conheça nossas dissertações

Desde 2008, o PPGEST já formou mais de uma centena de Mestres em Estudos Estratégicos. Conheça a produção científica de nossos discentes e explore os Estudos Estratégicos.

O que são os Estudos Estratégicos

Problematizam a realidade política, econômica e social, abrangendo Segurança Internacional e Estudos de Defesa/Estudos Militares, incluindo, assim, análises que vão das correlações de força entre os Estados no plano internacional à formulação de políticas de Estado voltadas à proteção dos interesses nacionais.

Conheça a UFF

Criada em 1960, a UFF está entre as maiores universidades federais do Brasil. Em 2010, foi criado o Instituto de Estudos Estratégicos, que abriga o PPGEST. Estamos abertos para discentes de mestrado e doutorado e pesquisadores de pós-doutoramento, além de professores visitantes.

Simpósio de História Global e das Relações Internacionais

O Simpósio Internacional de História Global e das Relações Internacionais é promovido pelo PPGEST desde 2014. Seu principal objetivo é reunir especialistas nacionais e internacionais para a discussão acadêmica em alto nível sobre tema específico definido por comissão organizadora específica.

O evento é estruturado em torno de conferências e mesas redondas, contando sempre com palestrantes convidados reunidos em torno de temas estruturantes conectados ao grande tema daquele ano. Ao longo de sua trajetória, o evento já contou com convidados de todas as regiões do país, da América Latina, dos EUA e da Europa e contou com financiamentos do CNPq, da CAPES, da Faperj e da PROPPI-UFF.

O foco central deste evento é o debate das conexões entre a História das Relações, dos Estudos Estratégicos e a História Global, articulando temas políticos, militares, econômicos e sociais.

Ao longo dos anos, os recortes analíticos selecionados foram:

2014 – O Brasil e a Grande Guerra: 100 anos
2015 – O Brasil na Segunda Guerra: 70 anos
2016 – Dois séculos de relações interamericanas
2017 – Guerra Fria: entre o local e o global
2018 – 1968-2013: velhas e novas utopias
2019 – A Revolução Cubana, o Brasil e o mundo (1959-2019)
2020 – Guerra do Paraguai: 150 anos

Publicações

Corpo Docente

Processo
Seletivo

Translate »
Skip to content